15 maio, 2012

PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL ESTÁ SENDO VIOLENTADO

Uma das rochas, mais antigas do mundo, encravada praticamente no centro de nossa cidade (Senador Elói de Souza – RN), vem sendo degradada pela a ação desrespeitosa do próprio homem.

A degradação que já era visível com a construção civil por populares desavisados sobre da significante importância da preservação intacta deste patrimônio, se não bastasse às errôneas construções, após denúncias de vários populares, constatamos que estão cortando a rocha para abrir uma suposta passagem particular o que vem ocasionando uma grande revolta da população sobre essa atitude.

Segundo informações obtidas junto a Secretaria de Educação e Cultura do Município, anos atrás o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA tombou a rocha (serrote), como patrimônio turístico e cultural o que reforça a tese de que não haverá permissão para uso particular em nada que lhe pertença.

Esperamos que as autoridades legalmente constituídas tomassem providências em fazer parar de forma cabal essas abusivas atitudes contra o nosso principal ponto turístico/cultural, criando mecanismos regulamentadores (Leis), que façam prevalecer o respeito inconteste ao patrimônio do Município.

11 comentários:

  1. Professor de Elói12:22

    Caro amigo Carlos prefiro agora ficar co o pseudônimo de PROFESSOR DE ELOI, para lhe informar que já está registrada uma denúnicia sobre a depredação no serrote junto ao IDEMA sob o número 3094, e logo a fiscalização chegará. o Número para que toda a população ligue e e faça novas denúncias é o 0800 281 19 75.
    Alô diretores dos colégios estaduais e municipais, façam um ato público em defesa de nosso patrimõnio.
    Alô Câmara de Vereadores, onde estão vocês, é a nossa história sem apagada!!!
    Valeu Carlos pela denúncia, e quero lembra os mão atadas, que não foi o serrote que cresceu ao redor da cidade, foi a cidade que cresceu em volta dele, por isso ele é mais importante que esse cidadão que está depredando-o.

    Os poderes aqui constituídos deverá cobrar pela depredação, multa alta.

    Vamos ao ministério público já.

    ResponderExcluir
  2. ALBERTO14:48

    essa rocha e a mais antiga do BRASIL com 3,4 bilhões de anos. dados feitos por a UNP. UNIVERSDADE POTIGUAR. no ano de 1998. foi publicado o livro com o TEMA VC SABIA. 100 PERGUNTAS que ensinam a voce o melhor do do rio grande do norte. uma publicação da secretaria estadual de turismo SETUR - RN . esses dados eu tenho assina ALBERTO F . S

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:36

    Isso tudo tá acontecendo porque a camara de vereadores nunca tomou nenhuma providencia muito menos o executivo para tornar o serrote um patrimonio da história e da cultura de rloy de souza.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:39

    Tenho certeza que a pessoa que fez esse estrago não sabe o valor do serrote. Ora, se os vereadores não sabe como é que um simples comerciante ia saber? A população toda precisa saber da riqueza.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:42

    Está na hora do poder publico olhar melhor para o serrote. Cadê a iluminação? Cadê a limpeza do mato lá de cima? Cadê as placas de indicação do patrimônio? Cadê a valorização pelos educadores?

    ResponderExcluir
  6. morador09:48

    Sabe concordo com tudo dito acima, mas descordo de apenas um ponto: sobre a limpeza do mato, pois o mato não é sujeira, é apenas exemplares de mata nativa, como marmeleiro, amorasa, chique-chique, pequenos cactos (conhecidos como gogóia), unha de lagartixa entre outros.
    Para isso peço a ajuda do nobre Carlos Alberto e falarei sobre o assunto com o gestor muicipal.
    Não vamos fazer como os gestores anteriores que tocaram fogo!!

    Carlos, já ouviu algum posicionamento da Câmara municipal sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13:56

    para você que so sabe reclamar aqui esta o telefone para denuncia 08002811975

    ResponderExcluir
  8. pessoa informada SEM MANDADO16:11

    amigos leitores deste blog. o povo não ta nen ai pra essa pedra. mas se naõ fosse ela o ministerio do turismo . não tinha mandado nen um real pra fazer essa praça da rua deputado antonio bilú. veu aqui pessoas ligada ao turismo e foi ver a pedra. e liberou o dinheiro pra praça. não sou politico mas sei que foi isso

    ResponderExcluir
  9. Anônimo16:15

    OS SENHORES VERIADORES SO QUE VOTOS TA NEN AI PRA ESSA PEDRA e a maioria so saber balança a cabeça emtende de patrimonio o caso deles e real não tem conhecimento de nada pra não chamar de buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  10. Anônimo05:23

    E aí? qual o resultado do destino da rocha ?(serrote) Em que ficou? Houve contato com autoridades responsáveis? Deram resposta, providências, ou vão destruir o restante?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15:24

    Sou morador de Eloi de Souza e vou denunciar esse inresponsavel que esta destiorando nosso patrimonio isso é crime ambiental.Vou convidar so diretores para fazer uma caminhada em defesa do nosso patrimonio.

    ResponderExcluir