02 maio, 2012

EMPARN DESCARTA CHUVAS NO RN


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – EMPARN divulgou nota explicando a ausência de chuvas para o ano de 2012 no RN. O documento ainda relata sobre a possibilidade de seca contínua para o próximo ano.

Órgãos governamentais como o Grupo de Apoio a Desastres – GADE, ligado a Secretaria Nacional de Defesa Civil, está vindo ao RN para dar apoio e conhecer o plano elaborado pelo Governo do Estado para amenizar os efeitos da estiagem às comunidades atingidas.

11 comentários:

  1. Professor Josué07:58

    Se tiver bom senso e força de vontade, aproveita o momento para resolver o problema da falta de água em Canto Grande, Carnaúba, Gameleira, Salgadinho e Gravatá. Como? Com a anuência da CAERN (via Governadora), construir uma caixa d'água em local alto com vinda da água de Boa Saúde ou Serra Caiada e distribuir na região.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:10

    Muito bem Josué, pena que você não é o prefeito para resolver esse problema que vem atormentando nosso povo,e nada se faz...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:52

    Porque o secretario não leva essa ideia para o Prefeito Keké?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:21

    Olha, no tempo de Bilú foi botada a encanação das casas dessas comunidades mas a água só chegou por poucos dias e depois acabou. Eu soube que foi porque puxaram água pra outros cantos e deixaram lá sem água. O pessoal da CAERN sabe de tudo mas não tem a boa vontade para resolver. Se disserem que é porque a Adutora não vai suportar é mentira, porque todo dia a CAERN libera novas ligações de água. O que falta é vontade para resolver o problema de lá!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:24

    faz dois meses que o carro pipa nao coloca agua ,o exercito nao mandou recurcos para esses mezes,o prefeito poderia fazer um contrato com o pipeiro para colocar agua nas regioes mas afetadas, quando nao estivesse rodando pelo exercito,como outras prefeituras fazem, pelo menos 40 caradas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16:44

    josue voce nao entende nada de abastecimento de agua,cade a agua para encher esta bendita caixa que voce fala ,meu amigo voce so entende de blog ,ta na hora de voce montar o seu.

    ResponderExcluir
  7. Professor Josué15:25

    Explicando a quem interessar e a quem não entendeu a nossa mensagem:
    1) Quando propus a construção de uma caixa d'água no final do município (em local com altitude) é porque tenho conhecimento de que no final do município de Serra Caiada e de Boa Saúde, na divisa com o nosso município, a água da Adutora Monsenhor Expedito chega normalmente. O que está faltando é a boa vontade da CAERN (equipe técnica) para dar a Carta de Anuência. Se afirmam que estrangula o fornecimento de água, é mentira porque liberam ligações todo dia;

    2) Quando fizemos um projeto, solicitado pelo Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF), com ajuda de vários engenheiros e técnicos e na Comissão participava como representante da administração, em 2002, essa possibilidade foi colocada e a CAERN, num primeiro momento, aprovou. Quando mudou o governo do Estado, a nova equipe da CAERN negou justificando o injustificável. Portanto, o projeto para o Arisco é viável;

    3) O que está faltando é vontade política para resolver o problema. O projeto existe. O Prefeito atual já tentou várias vezes, inclusive pagando as contas antigas em débito com a CAERN. Todo dia a CAERN libera projetos que terão uma vasão de água muito maior do que a do Arisco, mas eles preferem atender aos grandes grupos empresariais, principalmente às construtoras. Esta é a verdade, nua e crua. Se quiserem resolver, resolvem rápido.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:35

    Todo prefeito e obrigado a pagar as contas antigas ,mesmo parcelando agua luz etc.para nao ter o fornecimento cortado.esta faltando vontade do prefeito,o povo esta sem abastecimento do carro pipa a dois meses eo trator da prefeitura so leva agua se pagar,esta faltando apoio a essas comunidades que tem falta dagua. Caro amigo josue infelismente so com conversa nao se resolve as coisas,a seca esta castigando nosso povo,e obrigacao da prefeitura resolver este problema social,espero que o prefeito pelo menos coloque agua com o trator sem cobrar ,isto e uma vergonha cobrar 20,00 reais por uma pipa dagua com trator e tratorista da prefeitura, coitado dos nossos agricultores e aposentados .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14:15

    Cobrar dinheiro do povo para ter agua com trator da prefeitura é mesmo uma VERGONHA. Essa denuncia deve sair do blog para gabinete do PREFEITO e do secretario de agricultura. Não tem cabimento tá?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14:18

    Li todos os comentarios e pergunto será que esse projeto que fala o amigo josué foi analizado pelo governo de agora? pelo que tomei o conhecimento o projeto de agora é outro e não fala em caixa dagua.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14:21

    O prefeito keginaldo precisa explicar o povo esse problema da agua se não vai ficar a opinião que tão vendendo agua com o trator da prefeitura. Num tempo desse isso num é pra contecer isso não senhor.

    ResponderExcluir