16 junho, 2012

Alunos da UVA promovem Seminário


Na noite de hoje (16), os alunos da Universidade Vale do Acaraú (UVA) realizaram um seminário onde foi abordado o perfil histórico-geográfico deste município.

Os alunos que se dividiram em dois grupos no sentido de traçar através de exposições, a linha do tempo e o espaço geográfico do município de Senador Elói de Souza. Documentos, fotos, mapas, objetos e outros, foram expostos aos visitantes formando um resgate de tudo aquilo que o município tem de memória antiga e contemporânea. Fazendo parte do contexto do seminário, teve a participação de D. Neves que recitou a história do município e encerrando as participações houve uma apresentação folclórica de um “Boi de Reis”.

Registramos as presenças do secretário de educação Josué Campos, da coordenadora da UVA Conceição Campos, do professor José Aldo e diversos populares.

3 comentários:

  1. Anônimo00:33

    Muito boa a iniciativa da UVA de tentar resgatar a história da nossa cidade . Quem sabe um dia possam juntar todo esse material para a publicação de um livro ou coisa do tipo . Ass: Cascudo

    ResponderExcluir
  2. Prof. Josué - Secretário de Educ.Cult. e Desportos10:04

    Caro amigo Carlos Alberto, bom dia:
    Compareci à Escola Municipal Francisco Ernesto, participando do Seminário coordenado pelo Prof. Aldo, tendo como organizadores os próprios alunos do Curso de Pedagogia do IBRAPES/UVA. Constatei:
    1) Os trabalhos foram muito bem apresentados, mostrando alguns aspecctos do nosso município, muitos deles que nunca foram do conhecimento do público. Importantes para o resgate da história;
    2) A apresentação do Boi de Reis da Melhor Idade mostrou que os movimentos culturais precisam acontecer com mais frequência, tais como o Mamulengo da Carnaúba e o Grupo de Capoeira (de Renato);
    3) Todos que formam o Curso de Pedagogia, desde a Coordenadora Conceição até a sua servidora de apoio (Nicinha), principalmente os alunos, merecem o nosso elogio e o nosso apoio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Josué - Secretário de Educ.Cult. e Desportos10:32

    E ainda tinha gente (pessimmista? invejosa? egoista?) que não dava muito crédito a essa turma da UVA. Mas Kerginaldo, Conceição e Josué, além dos próprios alunos, acreditaram no desafio. A resposta foi positiva em todos os sentidos. A turma tem muita gente competente do ponto de vista intelectual e de performance (O Seminário basta para comprovar) e irá preencher uma lacuna que existia no município, principalmente na Educação Infantil.

    ResponderExcluir