22 outubro, 2012

Mercado financeiro prevê nova alta da inflação

Da Agência Brasil

Brasília - A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação este ano continua em alta. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu pela 15ª vez consecutiva, ao passar de 5,43% para 5,44%. Para 2013, a projeção foi mantida em 5,42%.

Cabe ao Banco Central (BC) perseguir a meta de inflação que tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, as projeções do mercado financeiro estão acima do centro da meta, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Um dos instrumentos usados pelo BC para influenciar a atividade econômica e calibrar os preços é a taxa básica de juros, a Selic, que na avaliação dos analistas, deve encerrar 2012 no atual patamar (7,25% ao ano).

Um comentário:

  1. Anônimo16:37

    O povo daqui num quer saber de inflação. Quer saber do desemprego na prefeitura. Quer saber como fica os professores injustiçados! Quem são os culpados? Cadê os seus defensores? E o sintest? E os prefeito irresponsaveis que passaram bem mansinhos? E os fugitivos Neto e Ozailton que armaram a arapuca pra eles cair?

    ResponderExcluir