01 agosto, 2012

Mais de 90% dos municípios podem ficar sem recursos federais para saneamento

Brasília – A um dia do prazo final definido pela Lei 12.305/2010, menos de 10% dos municípios brasileiros entregaram o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, prevendo formas de manejo do lixo em cada cidade. A partir de amanhã (2), os repasses de recursos federais para as áreas de saneamento e limpeza urbana serão suspensos para as cidades que não apresentarem o plano.

A obrigatoriedade está prevista na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010. Apesar do prazo de dois anos, apenas as prefeituras de 400 cidades e os governos de nove estados e do Distrito Federal conseguiram entregar o planejamento.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, do total de planos entregues até hoje, 291 já foram aprovados e contratados. Neste total, estão incluídos os planos estaduais que foram concluídos pelos governos de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Sergipe, da Bahia, de Santa Catarina, do Amazonas, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

  1. Aqui em Eloy de Souza já tem um projeto aprovado para o saneamento da cidade que deve começar no ano de 2013 pela futura administração que, pelo que está sendo observado, deve ser de novo do atual prefeito Kerginaldo. Faço essa afirmação porque a candidatura de Ozael Teodozio mostra que ainda não foi muito aceita pela população pois até uma das lideranças (Sr. Paulo Iran) já fez outra escolha e outras estão insatisfeitas. Já o candidato Júnior Bilú mesmo com todas as adesões na vespera da convenção não consegue a confiança da população que já conhece o seu comportamento, principalmente o de prometer muito, até emprego, e não cumprir. Já o candidato Kerginaldo, mesmo não tendo a falsa popularidade de outros candidatos, tem a boa vantagem de cumprir os compromissos, não mentir para os eleitores e cumprir os compromissos. Ele está fazendo uma boa administração inclusive aplicando corretamente o dinheiro da propria prefeitura. Os bacurau estão está muito animado e vai participar de uma reunião no proximo sabado na Casa de Taipa. Todos estão convidados. A reunião começa as tres hora da tarde. De noite, na cidade, a candidata Conceição lança a candidatura juntamente com outros candidatos que estiverem presentes.

    ResponderExcluir