05 abril, 2012

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO ENCANTA A PLATÉIA

Na noite de hoje (4) uma grande platéia assistiu a apresentação do Grupo Teatral EXPRESSART, que encenou a Paixão de Cristo.
O Grupo Teatral que tem 50 pessoas entre atores e produção, teve um desempenho muito bom na apresentação da peça. O público compareceu em grande número lotando a Praça Pública. Em vários momentos da apresentação era visível a emoção que tomava conta da platéia. O espetáculo teve o patrocínio da Prefeitura Municipal.

6 comentários:

  1. Articulador Cultural06:46

    UM NOVO SABOR DA CULTURA
    Não precisa ser um intelectual nem um leigo para perceber que a cultura de Eloy de Souza tem dado nos últimos anos alguns passos para frente. Foi criado e aprovado o Conselho Municipal de Cultura cuja composição conta com a representação de vários órgãos da cultura local. Alguns grupos já tiveram o apoio da atual gestão: Capoeira, Junino e Boi de Reis dos Idosos, que já se apresentaram em várias localidades. O nosso potencial foi mostrado na Rede Globo de Televisão (documentário: Minha Cidade - INTER-TV). Outras atividades estão previstas para 2012. Portanto, estamos dando passos para um Projeto Permanente de Cultura (PPC) com o apoio da administração muicipal e do Secretário Josué Campos, que é um grande incentivador das nossas iniciativas.

    ResponderExcluir
  2. Prof Euclides09:55

    Criado o CONSELHO MUNICIPAL DA CULTURA (uma idéia louvável) no nosso município, é hora de incluir no roteiro cultural dois pontos fundamentais para vislumbrar o nosso potencial artístico-cultural e o turístico.
    Falo da divulgação e o tombamento da pedra "SERROTE" e a árvore originária da África "O BAOBÁ". Onde todos juntos, Poder Executivo, Legislativo, e comunicativos: Rádio e Blog's, (88fm entre outros) possam elevar nossa comunidade a um destino de laser e prazer.
    Para isso os nossos munícipes demonstram um potencial sem tamanho.

    Parabéns a todos os grupos de representação, e que, o teatro ao ar livre é a maior de todas as ARTES.

    PARABÉNS a todos, como já se disse "aqui se encontra as cabeças mais pensantes..."

    Att, Profº Euclides T. Neto

    ResponderExcluir
  3. Professor Josué17:23

    Concordo com a sugestão do Professor Euclides, e acrescento como sugestão alguns temas que devem ser levados ao Conselho e, após a aprovação, sirvam de caminhos para os pesquisadores da cultura:
    1 - A história do nosso futebol (primeiros campos, times, atletas). Não podemos deixar de fora figuras como Domício, Walter, Dão, Dunda, Diá, Lalinho, Secretário, Aluízio Padre, Papafigo, Badu, Josué de Mamédio, Manoelzinho, Chiquinho, Josias, Quinca, Zuza, Badoda, Manuel Caracurta, Biró, Boca Rica, etc.
    2 - A história da nossa Educação (Euclides já tem um ótimo trabalho sobre D. Anália). Poderíamos acrescentar: A primeira escola, Josefa Hortêncio, Isolete, Socorro Lopes, Francisco Ernesto, Do Céu, Cunca, Marinete, a chegada das escolas da zona rural, os desfiles, as poesias, as fardas, até o momento atual;
    3 - A história da religiosidade: a primeira capela, os padres, os pastores, as capelas da zona rural, as festas dos padroeiros, as rezadeiras de terço (Felismina, Isolete), as pessoas que cuidam da Igreja (de Dona Carminha até hoje), a Festa de Reis, os Santos.
    4 - Alguns movimentos culturais isolados (o boi de reis de seu Ivo, Pechau, a família Gato e as apresentações na Régia, atual Rua Evaldo de Freitas), os sanfoneiros antigos, o João Redondo, etc.;
    5 - As antigas propiedades rurais (Fazenda Iguatu, Curinga, Bangalô, Caiada, Redenção, Esperança, etc.) e os antigos proprietários: Antônio Bilú, Chico Maurício, Zé Padre, Zé Pedro, Zabé Taveira, Zé Cobé, Lió, Os Padre, Seu Quido, Bel Hortêncio, etc. e a importãncia para a cultura local e a economia;
    6 - Os meios de transporte (o misto de Juvino, o ônibus de Sítio Novo, a estrada velha, o caminhão de Zé de Freitas, a camioneta de Demetrio, o carro do jogo, o jipe de Seu Quido, as carroças, etc.;
    7 - Outras fontes de cultura da nossa terra e da nossa gente: a energia a motor, a água do açude do governo e o galão de Majó, a geleia de D. Maria, Mestre Chico e suas próteses, os circos e as crianças gritando o palhaço, o banho no barreirinho, as casas de farinha do arisco com seus bejus, as tapiocas de D. Maria de Nato, as rezas e os bicos de Vovó Merencia, as costureiras antigas, a safra de algodão, os vendedorees ambulantes, os matutos, etc...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:09

    Pra quem conhece a historia do municipio de Caiada, o prof. Joisué fez uma explicação de toda a vida passada do nosso povo. Que bom se alguem pudesse se interessar pelos assuntos. É uma riqueza viva.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:25

    Povo sem memória é um povo sem história.

    ResponderExcluir
  6. Everaldo Pereira18:02

    Acompanhando a encenação da peça "Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo" percebi algumas passagens que se comparam com a nossa vida política e faço as seguintes observações: Pilatos traiu todos os sacerdotes da época por inveja. Quantos políticos não sentem inveja de outros e lutam para derrubar uns aos outros? Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata. Supondo a realidade política, quantos não se vendem e traem, demonstrando fraqueza e amor pelo dinheiro? Quero mostrar agora o exemplo de Jesus crucificado no meio de dois ladrões. Um deles xingou muito Jesus e não acreditou em nada que ele falou para a humanidade. Já o outro ladrão disse que se ele fosse para junto de Deus pedisse por ele a sua salvação, e Jesus respondeu que ele estava no Reino dos Céus a partir daquele momento. Observo que muita gente não acredita nos políticos, com certa razão, mas existem aqueles de bom coração. Peço ao povo que reflita sobre tudo isto e receba o meu abraço.

    ResponderExcluir