11 setembro, 2012

Queda de FPM provoca atraso no pagamento dos salários


De conformidade com a matéria publicada pelo jornal Tribuna do Norte na edição do dia 09 de setembro, onde é relatada a situação dos municípios brasileiros com a queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura deste Município vem mantendo a folha de pagamento dos seus servidores em dia o que significa em uma grande visão administrativa por parte do seu gestor.

Veja o que diz a matéria:


Uma preocupação a mais para os prefeitos do Rio Grande do Norte que estão em final de mandato ou que disputam a reeleição. Conforme previsto pelo Tesouro Nacional, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deverá fechar setembro, mês que antecede às eleições, com uma queda em torno de 16% em relação a agosto, até então o pior mês para as finanças municipais. A primeira cota será depositada na segunda-feira. Em valores brutos são R$ 193,4 mil, sem os descontos do Fundeb, da Saúde e do Pasep. Os prefeitos tinham esperança de uma recuperação nas vendas de produtos industrializados que pudessem engordar o IPI, uma das fontes de recursos do Fundo de Participação.

A queda na arrecadação já provocou estragos na campanha eleitoral e na vida dos cidadão, especialmente nas cidades mais dependentes do FPM, como é o caso das nordestinas. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 11,1% das prefeituras disseram ter atrasado o salário dos funcionários por falta de dinheiro para alimentar a folha de pagamento. Por questões estratégicas e para evitar exploração política, a CNM não divulgou os nomes dos municípios, muito menos a distribuição deles por Estados. Disse apenas que são 532 em todo o Brasil. O atraso médio é de um mês e meio. A pesquisa da CNM mostra ainda que 47,8% (2.284 municípios) não conseguiram cumprir os compromissos com os fornecedores.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário