17 setembro, 2012

Minha análise sobre o resultado da pesquisa CONSULT


É fácil se ouvir por aí algumas pessoas contestando sobre o resultado final da pesquisa realizada no nosso município no último dia 07 de setembro, pela CONSULT, onde foram ouvidas 350 pessoas nas zonas urbanas e rurais.

A empresa contratada figura entre uma das mais credibilizadas na Região Nordeste no ramo de pesquisa eleitoral, o que descarta a possibilidade de alguma possível manipulação do resultado obtido, pois é óbvio que uma empresa detentora de tamanha credibilidade, vá se deixar envolver nesse tipo de expediente com um município tão pequeno como o nosso e se assim o fosse, estaria jogando no lixo tudo o que ela adquiriu em respeito e seriedade ao longo de sua existência. Somado a tudo isto, a pesquisa foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que após os trâmites regimentais do órgão, foi liberada para divulgação.

A pesquisa revelou números e respostas da população sobre diversos assuntos pertinentes ao dia-a-dia da comunidade.
Com relação às administrações municipal, estadual e federal foram divulgados os seguintes dados:
Governo Federal, 80.29% aprovam o governo Dilma e apenas 14.00% desaprovam;
Governo Estadual, 35.43% aprovam o governo Rosalba e 50.29% desaprovam;
Governo Municipal, 60.86% aprovam o governo Kerginaldo e 32.57% desaprovam.

Dentre todos os questionamentos elaborados pela pesquisa, um me chamou muito a atenção foi com relação à posição do voto de cada consultado em relação à seguinte pergunta: “A sua intenção de voto para prefeito de Senador Elói de Souza, hoje, poderá mudar ou não até a eleição?” 82.29% disseram que não mudaria e apenas 11.71% admitiram que mudaria. Com essa resposta dos entrevistados, me faz crer que mesmo havendo oscilações no resultado, pra mais ou pra menos, serão tão pequenas que não mudariam o resultado final da eleição, aja vistas o resultado da enquete, que aponta para um quadro, em pontos percentuais, muito altos em relação à definição do voto.

Na corrida por uma vaga na Câmara Municipal, a pesquisa revela em seus dados que dos 39 candidatos aptos a participar do pleito, dois concorrentes teriam eleição assegurada, Dedé de Chagas (PMDB), com 6.86% e Ozias Júnior (PSD), com 6.00%, os números ainda revelam que existem três concorrentes na faixa de + 5.00% e dois na faixa dos +4.00%, muito embora seja do meu conhecimento que pesquisa de vereador haja muita variação.

Bem, eis aqui o meu particular comentário, sobre o que a pesquisa me revelou, mas respeito às opiniões em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário