17 setembro, 2012

Antigas estradas estão em processo de restauração

Hoje à tarde tive o prazer de visitar os serviços de restauração de antigas estradas do nosso município, que praticamente já haviam sido esquecidas no tempo.

A primeira delas é a estrada que liga Senador Elói de Souza a São Pedro do Potengí. Não se tem informações precisas sobre a fundação dessa antiga estrada, mas que ela era bastante usada por mercadores (tropeiros) que levavam e traziam mercadorias para comercialização nas localidades. A estrada encurtava e muito a distância entre as cidades em referência. Com o passar dos anos, pela criação de novas rodovias e a chegada de veículos, a estrada foi depreciando-se e sem uma devida manutenção, foi desativada e apenas agricultores utilizavam-na. No entanto, com a chegada do assentamento Maria das Graças, que irá edificar as casas dos assentados em uma área rural em frente à antiga estrada, reacendeu a necessidade de restauração, para o fluxo das pessoas que irão ali residir. Para resolver tal situação, a Prefeitura está disponibilizando uma máquina escavadeira hidráulica (PC), para fazer a retirada do material que impede o tráfego tais como: pedras, mato e outros materiais que obstruem a passagem de veículos. Os serviços já estão em andamento e nos próximos dias, a estrada estará pronta para utilização.

A segunda trata-se da antiga estrada do Juá como é mais conhecida. Conta à história que a BR 226 seria edificada por ela, mas por questões políticas, na época, a rodovia foi desviada em seu curso tendo inclusive prejudicado literalmente o desenvolvimento desta cidade. As margens desta estrada estão localizadas duas comunidades, Juá e o assentamento Pequeno Vanessa que além da necessidade dos moradores, existe o transporte dos alunos que estudam nas escolas urbana. Serviços de terraplanagem com reparo do solo, nos pontos críticos, estão sendo executado com a utilização de uma patrol motoniveladora e caminhão caçamba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário