31 março, 2011

RESUMO DA ENTREVISTA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE ÂNGELO DANTAS

Resumo da entrevista do Sr Ângelo Dantas, Secretário de Saúde à Radio Cultura FM

PERGUNTA: Qual a visão geral da saúde em nosso Município e quais as novidades?
ÂNGELO: Após um contato com a Secretária de Saúde de Bom Jesus, as espectavias aumentaram em relação ao NASF que será brevemente implantado, uma vez que já foi assinado o projeto pelos Prefeitos Kerginaldo e o de Bom Jesus, que irá dotar o  Município de 07 especialistas em diversas áreas da saúde, tornando-se assim um grande avanço na saúde dos dois Municípios consorciados. Foi posto em funcionamento todas as unidades de saúde existentes na área rural e em algumas delas com serviços odontológicos. Foi adquirido um veículo tipo ambulância (com recursos próprios do Município), campanha pré natal legal, onde já foram atendidas mais de 30 mães com kits, fôra iniciada as atividades físicas com o pessoal da terceira idade, monitorado por um profissional qualificado, início da construção de um novo posto de saúde na zona urbana de nossa cidade e foi contratado um médico com a finalidade de dar atendimento às localidades dos Novilhos e Assentamento Passagem do Juazeiro além de promover reuniões com os hipertensos e diabéticos e outras ações e foi adquirido um aparelho para fazer o exame de ecocardiograma, para facilitar os riscos cirúrgicos.
PERGUNTA: Como está funcionando o plantão médico no hospital?
AÑGELO: Não temos mais problemas com os plantonistas, antes havia um pequeno problema nas quintas-feiras, no entanto, já foi normalizado e agora temos plantonistas os sete dias da semana, salvo algum imprevisto.
PERGUNTA: Quais as providências que a Secretaria de Saúde tem tomado com relação a prevenção da dengue no tocante ao mato existente nos entornos da cidade?
ÂNGELO: Já havia aberto uma discursão com o Prefeito Kerginaldo e o Secretário Adjunto de Agricultura, para que houvesse uma rápida limpesa nas áreas com vegetação no entorno da cidade, mas que o problema maior é que a empresa prestadora de serviços de limpesa não possui um número suficiente de funcionários para agilizar os serviços pelo qual ela é contratada, ficando assim uma grande deficiência na manutenção de limpesa. Entretanto, já se está procurando uma solução para o tal problema. Mas que a população também precisa fazer a parte dela e não deixar só a cargo do poder público.
PERGUNTA: Porque o carro fumacê não é acionado para dar combate ao mosquito da dengue?
ÂNGELO: A população que teve suspeita de ter contraído a doença, após ser medicado e os sintomas terem desaparecido, simplesmente não voltam mais ao hospital para uma reavaliação médica e fazer a sorologia para constatar se teve mesmo ou não a doença (dengue), pois a Secretaria Estadual de Saúde só possui 04 carros fumacê para atender todo Estado. Sem uma comprovação de que o nosso Município tem o mosquito transmissor da dengue, é quase impossível conseguir que ela venha pulverizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário