31 março, 2011

31 de março - O dia da Revolução!

PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA!
O 47º aniversário do golpe militar de 31 de março de 1964 é uma boa oportunidade para refletirmos sobre uma grande mancha, uma nódoa moral que mancha a alma brasileira. O golpe militar violentou o Estado de direito, derrubou um presidente constitucional, desrespeitou as liberdades individuais e coletivas e, sobretudo, submeteu o país aos interesses do grande capital nacional e internacional, capital que se acumpliciou inteiramente com o golpe. Os responsáveis pelo golpe militar cometeram um crime de lesa-pátria. E com o Ato Institucional Nº 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968, os militares radicalizaram a ditadura, institucionalizando o terror de Estado, acabando com quaisquer vestígios de legalidade, e atentando, a partir daí de modo cotidiano, contra os direitos humanos.

Alguns historiadores concluíram, numa explicação rasa, simplista, que a anarquia militar deu origem à ditadura e ao terrorismo de Estado. Penso que não. A ditadura militar e o terrorismo de Estado foram resultado de um planejamento na Escola Superior de Guerra (ESG) que reproduziu pensamentos de guerra de escolas norte-americanas, que não admitiam um governo democrático reformista, progressista, porque era essa a natureza do governo Goulart. Todos os generais-presidentes eram foras-da-lei. Cúmplices na derrubada de um governo constitucional, e também na criação de um ordenamento jurídico autoritário e espúrio.

2 comentários:

  1. O democrático17:55

    Viva a democracia! Abaixo a ditadura! Abaixo a repressão! Abaixo os corruptos! Abaixo os ficha-sujas! Abaixo os ditadores de cateirinha que acham que são os donos dos votos do povo! Abaixo os falsos profetas que pregam dias melhores para o povo esperançoso, mas quando assumem o poder esquecem da população e só pensam neles e na família! Abaixo o voto de cabresto! Viva o voto livre!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:41

    Gostei do comentário acima...E viva a democracia.

    ResponderExcluir