30 dezembro, 2012

2012 ano para ser esquecido pelos produtores agrícolas do NE


Em 2012 o semiárido brasileiro enfrentou uma das piores secas da história. A pior das últimas décadas quando choveu apenas 1/3 do que era previsto.

Grandes barragens entraram em colapso, projetos de irrigação foram suspensos, muita gente nem plantou e quem o fez perdeu e os rebanhos fragilizaram-se por falta d’água e comida. Esse é o cenário que o ano de 2012 deixa nos registros do povo nordestino, notadamente aos que vivem no campo.

Espera-se que no próximo ano (2013), alguma política mais abrangente seja direcionada para dar início a um planejamento capaz de amenizar tais catástrofes climáticas no semiárido, oportunizando soluções que possam fortalecer as pessoas a conviverem com essas adversidades sem tanto sofrimento.

Por Carlos Alberto

Um comentário:

  1. Não vamos colocar a culpa da falta de produção agrícola apenas na falta de chuva. O que falta é uma posição firme do Governo Fedral para resolver o problema da falta de chuva (a água existe no Nordeste e está no subsolo). Faltam políticas públicas, tecnologia e vontade dos nossos governantes para resolver os problemas.

    ResponderExcluir