22 outubro, 2011

ALERTA!

Com base em informações obtidas pelo Blog, chamamos a atenção das autoridades municipais para um fato bem previsível. É que segundo dados informados, o manancial Lagoa do Bomfim que garante o abastecimento de água a toda área da Adutora Monsenhor Expedito, está secando num processo muito rápido o que já causa problemas no abastecimento da rede adutora. Segundo informações em off, a Caern já está utilizando água de uma outra lagoa para dar suporte a lagoa do Bomfim. O mal uso da água também está sendo apontado como uma das principais causas para o desabastecimento da rede, perfurações na rede (gatos), pequenas irrigações clandestinas, abastecimento de pequenos açúdes para consumo animal, dentre outras formulas usadas ilegalmente tem contribuído de forma negativa à prestação de serviços pela empresa. Diante de tais circunstâncias, não é preciso ser um vidente para enxergar o perigo que corremos em ficar sem água por um longo período, o que ocasionaria sérios problemas a população eloidesouzense. Temos uma solução dentro do nosso perímetro urbano, que infelizmente vem degradando-se ano após ano, sem que ninguem tome uma posição em realação a isso. Trata-se do conhecido  AÇÚDE DO GOVERNO, com uma localização perfeita para o acesso da população, pois o mesmo fica a apenas alguns metros de distância do centro da cidade, mas que por obra e graça do destino, o que antes era o suporte de abastecimento para o consumo humano, hoje encontra-se dasativado e poluído, servindo apenas para o consumo animal. É preciso revitalizar o açúde dotando-o de uma boa limpeza, reestruturação da parêde, correção do solo, combate a formigueiros e uma cerca bem feita para evitar a entrada de animais dentro do mesmo. Tendo também como base o nosso conhecimento, em nosso Município praticamente todos as lagoas, barreiros e açúdes são salgados, como se numa ação divina, o nosso glorioso açúde público, tem se portado de uma forma diferenciada, pois a água lá existente ainda é doce, mesmo com todo mal zelo. Diante de tudo isso, fica aquí o nosso alerta para que as autoridades legalmente constituídas, tomem uma posição urgente sem mais adiamentos, A HORA É AGORA!

6 comentários:

  1. Professor Josué15:23

    Caro amigo Carlos Alberto:
    Mais uma vez você dá uma demonstração de muita inteligência e focaliza um tema que pode parecer utópico, mas é uma realidade que merece reflexão:
    1ª) A CAERN vem dando constantes provas da sua incompetência gerencial e não fiscaliza com mais rigor a questão do mau uso da água da Adutora;
    2ª) Se não houver o rigor na fiscalização, é bem provável que, mais cedo ou mais tarde, problemas aconteçam no fornecimento de água à população;
    3ª) Se essa catástrofe acontecer, o caos será generalizado porque não há uma ação preventiva por parte dos órgãos competentes e responsáveis.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:03

    vamos valorizar gente esse bem taum precioso qe Deus' nos deu, qe é a agua!

    ResponderExcluir
  3. RN METEOROLOGIA15:30

    Caro amigo do blog, sei que muito salutar trazer de diversas formas os acontecimentos para que uma parte das pessoas fiquem informadas, por isso é muito compreensivo, mas afirmar que BonFim fim vai secar é no mínimo o pérola; pois sabemos que estudos já confirmaram que Bonfim não corre risco de secar, nem quando chover abaixo da média anual, e esse ano de 2011, choveu mais do era previsto para o corrente.
    Mas fico feliz porque vejo em seus escritos que se corrigir os desmando no açude (sem governo) ele resolverá o problema, como afirmas "temos uma solução em nosso perímetro urbano", então poderemos ter no futuro uma adutora de pouquíssimo custo, ou seja, água encanada direto do açude do governo para toda população.
    É bom ver nos municípios suas formas de alto sustento.

    Mas, o que vale nas reportagem são os fundos, a matérias da conta muito bem.

    Um abraço e gostaria que os que visitam o seus blog visse também meu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18:21

    caro amigo meteorologista acorda agua encanada do açude do governo rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo05:59

    Não sei se o açude do Governo seja a solução ideal para o caso de se instalar uma pequena adutora, num caso emergencial, mas que essa alternativa deve ser buscada não temos a menor dúvida. As pessoas não podem pensar apenas no presente. Prevenir a doença é melhor do que tratá-la e, muitas vezes, custa um preço menor.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo05:59

    o meterologista vc conhece eloi de souza? carlos apenas deu uma opçao para os dias quer falta agua,o açude não tem estrutura.

    ResponderExcluir