15 janeiro, 2011

Brasão de Nsrª de Lourdes

Na ocasião do centenário da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, foi preparado este brasão para a comemoração do mesmo. 
TEMA: 100 anos de devoção e evangelização
 
SIGNIFICADO DO BRASÃO

  • A posição central ocupada pela Imagem de Nossa Senhora de Lourdes apresenta-nos a Mãe de Jesus e da humanidade e padroeira da cidade de Senador Eloi de Souza/RN. Maria perfeita servidora do seu filho Jesus, nos ensina a servir os outros para construirmos uma nova civilização do amor. O lírio representa a pureza e a singeleza da santíssima virgem existente na vida e na missão da mesma.     
  • O azul e o branco são cores tradicionalmente associadas à Santíssima Virgem, Mãe e Mestra da Igreja. O azul recorda também “as águas mais profundas” às quais o Servo de Deus, Papa João Paulo II, fazendo eco às palavras do Senhor (Lc 5,4), impulsionava os fiéis rumo a uma nova evangelização. O dourado revela a realeza de Nossa Senhora, pois segundo uma tradição nos ensina que, Maria é Rainha do céu e da terra.     
  • A simbologia mariana está também presente na estrela. Com isso, segundo uma etimologia tradicional recordada por São Bernardo, o nome Maria significa “estrela”, sendo a Virgem comumente invocada como “Estrela que guia no alto mar” (Stella Maris) e “Estrela da manhã” (na Ladainha lauretana). Recorda ainda, de um modo especial, o título “Estrela da Evangelização”, com o qual o Papa Paulo VI designou a Virgem na encíclica Evangelii Nuntiandi.
  • O brasão apresenta, por fim, o conhecido e amado símbolo do centenário da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Na faixa, traz o nome da excelsa padroeira de Senador Elói de Souza/RN, colocada abaixo. 
 
Seminarista Gilmar e
Equipe organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário