Felipe Recondo - O Estado de S.Paulo
Os ministros do Supremo Tribunal Federal já começam a debater uma possível redução da pena do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza por causa de sua contribuição às investigações que resultaram na condenação dos acusados de integrar o esquema de pagamento de parlamentares durante o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Valério, que entregou ao Ministério Público Federal uma lista de beneficiários dos pagamentos do mensalão, o presidente do PTB e deputado cassado Roberto Jefferson também poderá ser beneficiado com redução da pena - foi o político quem trouxe a público o esquema em 2005.
A pena imposta a Valério pelo mensalão supera 40 anos pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, evasão de divisas, corrupção ativa e peculato. Mas o tribunal ainda não mensurou os efeitos da contribuição dada pelo operador às investigações. Um integrante do tribunal admite que a Corte pode reduzir "drasticamente" a pena quando esse assunto for discutido.
A bem da verdade, alguns detalhes devem ser bem esclarecidos à opinião pública, principalmente para quem não acompanhou o caso naquela época:
ResponderExcluir1) O caso do "mensalão" (nome criado pelo então Deputado Roberto Jefferson, que denunciou todo o esquema de propina dada aos Deputados e aos Senadores para defenderem o Governo Federal) fez história porque denunciou os nomes de quem recebia dinheiro clandestino fabricado por Marcos Valério, em forma de empréstimo para empresas "fantasmas", todos facilitados pelo Governo Federal, que tinha como articulador o Chefe da Casa Civil (José Dirceu), acompanhado do tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores)- Delúbio Soares - e do Deputado José Genoíno (também do PT);
2) Foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada por Deputados e Senadores que apurou as irregularidades e a participação de políticos e empresários;
3) O resultado da CPI foi transformada em processo, que somente agora o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar e condenar os verdadeiros culpados. Não deixa de ser um marco histórico na política brasileira, uma vez que desmontou um esquema fraudulento e desmascarou políticos desonestos.